Dia 12 de março é dia do Bibliotecário
O Bibliotecário é o guia que permite que um universo de pessoas encontre diariamente o caminho pelo imenso universo bibliográfico brasileiro presente nas bibliotecas públicas, populares, comunitárias, escolares, universitárias, infantis, institucionais...
A Biblioteconomia teve ilustres representantes ao longo do tempo como o estadista e inventor norte-americano Benjamin Franklin (1706-1790); o filósofo e teólogo alemão Immanuel Kant (1724-1884); os Papas Nicolau V (1388-1455) e Pio XI (1857-1939), o romancista, historiador e jornalista português Alexandre Herculano (1810-1877); a estadista israelense Golda Meir (1898-1978).
No Brasil, prestamos homenagem ao poeta e engenheiro Manuel Bastos Tigre, que deixou de exercer engenharia para dedicar sua vida, durante 40 anos, aos livros e à Biblioteconomia. Manuel nasceu no dia 12 de março de 1882 e é considerado o primeiro Bibliotecário concursado brasileiro.
Uma das primeiras referências à história da biblioteca nos tribunais brasileiros data de 1890, quando marechal Deodoro da Fonseca regulamentou a Organização da Justiça Federal, que motivou a implantação da Biblioteca da Corte de Apelação do antigo Distrito Federal.
[...]
Precisamos ter consciência de que a Biblioteconomia é um trabalho multiplicador e estratégico, sendo responsável diretamente pela formação da sociedade. Afinal, num país onde o livro ainda é artigo de luxo, o Bibliotecário assume o papel de agente cultural e de transformação social.
2 comentários:
Parabéns André! Parabéns àqueles que, como você, contribuem para o nosso acesso à cultura, informação e crescimento de vida!
Obrigado, Cris!
Postar um comentário